segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Momiji...

... os tons de fogo e dourados que o outono pinta nas folhas dos plátanos. Semana após semana o novembro vai nos oferecendo este espetáculo de cor, a que se junta o movimento, em certos dias de vento. Podemos então observar espirais, mais ou menos conseguidas, de coloridas folhas dançantes, ou o crepitar pelo chão seco, quando o vento se espraia ao longo de um passeio empredado, atapetado de folhas encarquilhadas, férreas e térreas, fábricas de energia que cumpriram a sua missão... nesses fugazes momentos vale a pena fechar os olhos e ficar a escutar... uma sugestão AQUI (plátanos, castanheiros, e tílias no fim da rua), num sábado de manhã, antes das 9h, para evitar a poluição sonora, o apinhar de gente e carros.

É preciso estar atento, tudo isto se vai afinando, a cor e os sons, de uma semana para outra pode-se ganhar em cor, perder no movimento, ou vice-versa, mas depois de passado o ponto certo já não há regresso, só no próximo outono. Tudo isto se vai gastando, e já perto do inverno resta o cavername arbóreo, no caso dos plátanos ficam então expostas as desumanas podas de que são vitimas... varelas espetadas num tronco cheio de tumescências... castrados.

Foto do outono passado (13DEZ2014)

Podemos ir mais além nos sentidos, juntar o paladar e o olfato, fritando e comendo as folhas secas de momiji, como fazem os japoneses, a tempura (fritura) de momiji. Quanto ao sabor só fazendo, podem encontrar a receita AQUI. A técnica da tempura foi introduzida pelos jesuitas portugueses no Japão, com origem em Goa?... resumindo, peixinhos da horta à japonesa :)

Montagem feita com fotos tiradas DAQUI.

Foto do outono passado (22NOV2014)

Para terminar, foto deste outono, mas que revela mais uma surpresa. A árvore é um diospireiro descendente de um que sobreviveu à bomba atómica lançada sobre Nagasaki (Revive Time: Kaki Tree Project). As cores do outono e da esperança.

Foto deste outono (21NOV2015)

Esta árvore encontra-se à entrada do MU.SA - Museu das Artes de Sintra, do lado esquerdo de quem sobe a escadaria de acesso. Não tem qualquer identificação. Soube da sua existência ao ler este ARTIGO.

Resta o mais importante... vens do ródio, vais para o paládio, mais uma volta ao Sol que completas hoje. Muitos parabéns mana :) Esta mensagem foi escrita a pensar em ti e para ti :)

----------------------------------
P.S.




Sem comentários:

Enviar um comentário