domingo, 13 de setembro de 2020

Notícia necrológica do nosso Elias.

Elias do Rosário da Silva
[Elias Carolino]
Pé da Serra - Amêndoa - Mação

Fotografia do seu Bilhete de Identidade, no ano de emissão: 2003, tinha 65 anos.

Cumpre a nós, esposa Laura, filho Carlos e filha Manuela, neto Gustavo, nora Roberta e genro Tiago, comunicar a morte por causas naturais do nosso Elias. O funeral realizou-se a 5 de setembro de 2020, no Cemitério de Benfica, em Lisboa.

Nasceu no Pé da Serra, a 1 de março de 1938, em casa de seus pais, e faleceu em Lisboa, a 4 de setembro de 2020, em sua casa, onde residia desde 1966, ano do seu casamento. De uma a outra, sempre pelo seu pé, percorreu 82 anos.

Por sua iniciativa arranjou trabalho e rumou a Lisboa, tinha 17 anos [1955]. Recordava sempre os conselhos da mãe Rosário e o desagrado do pai Américo, na hora da partida. Chegou com a vontade do poema Fala do Homem Nascido. Esteve empregado apenas 8 meses, despediu-se e começou a trabalhar por conta própria, subindo na vida a pulso, com aquele tino para o comércio, que tinha visto no seu adorado avó paterno Joaquim Carolino [Joaquim da Silva].

Como bom Carolino falava alto, e com o coração na bocaHomem de dar a quem precisava ou considerava, cioso dos seus juízos, e de palavra, foi um prático da vida. 

Reaprender a viver com a ausência, na saudade e na memória, no que de melhor nos legou: coragem, sagacidade e honestidade, e não cultivarmos em nós os seus defeitos: teimosia, mágoa e rigidez. Como um rito de passagem.

A todos os que estiveram presentes no funeral, de facto e ou pensamento, o nosso obrigado. Aos que não estiveram presentes por minha [Carlos] falta peço perdão: intencional palavra final, no tempo das espigas e das uvas.


[Texto em apreciação / reconstrução.] 



TEXTO FINAL PARA O JORNAL «VOZ DA MINHA TERRA»


Elias do Rosário da Silva
[Elias Carolino]
Amêndoa



Cumpre a nós, esposa Laura, filho Carlos e filha Manuela, neto Gustavo, nora Roberta e genro Tiago, comunicar a morte, por causas naturais, do nosso Elias. O funeral realizou-se a 5 de setembro de 2020, no Cemitério de Benfica, em Lisboa.

Nasceu no Pé da Serra, a 1 de março de 1938, em casa de seus pais, e faleceu em Lisboa, a 4 de setembro de 2020, em sua casa, onde residia desde 1966, ano do seu casamento. De uma a outra, sempre pelo seu pé até ao fim, percorreu, com coragem, sagacidade e honestidade, 82 anos.

A todos os que estiveram presentes no funeral, de facto e ou pensamento, o nosso obrigado. Aos que não estiveram presentes por minha falta [Carlos] peço perdão: intencional palavra final, no tempo das espigas e das uvas.

----------------------------------
Post scriptum


Sem comentários:

Enviar um comentário