sábado, 8 de fevereiro de 2020

NADA[S]_MEU[S]_0013_LENTO E OBLÍQUO.


Ao longe, o que vejo...



O caminho, e o desejo...



Cheguei sereno...



Desvelos...




O mais além, que não ousei...



A força imensa, que busco...



E o que sou...



Uma réstia de esperança...


Fotomontagem: à esquerda, a chegada; à direita, depois de passar por baixo, o que se vê do lado de lá.

VERSO & REVERSO.

Lento e oblíquo [eu sou]
Entretenho-me assim
A gastar o tempo
Até quando?



Mas o tempo não se gasta!

E o horizonte?...

Hoje.

----------------------------------
Post scriptum

Excertos de "Darwin Autobiografia 1809 - 1882", 2000, Contraponto Editora:


Em 1822, aliás, durante um passeio a cavalo pelas fronteiras do País de Gales, despertei para o prazer de admirar paisagens, o mais duradouro de todos os prazeres que senti na vida. [página 37]

Descobri há muitos anos que economizava tempo rabiscar páginas inteiras, em um estilo pavoroso, com a máxima rapidez possível, abreviando metade das palavras, e depois fazer uma correção deliberada. Muitas vezes, as frases assim rabiscadas são melhores do que as que eu conseguiria redigir deliberadamente. [página 119]

[...] e se eu tivesse que viver outra vez, estabeleceria como norma ler poesia e escutar música, pelo menos uma vez por semana, pois, desse modo, talvez as partes de meu cérebro que hoje estão atrofiadas pudessem ter-se mantido ativas pelo uso. A perda dessas preferências é uma perda de felicidade. [páginas 121 e 122]

Não tenho a grande rapidez de apreensão ou de espírito que é tão notável em alguns homens inteligentes, como Huxley, por exemplo. Assim, sou um crítico precário: um artigo ou um livro, quando lidos pela primeira vez, geralmente despertam minha admiração. Só depois de uma reflexão considerável percebo seus pontos fracos. Minha capacidade de acompanhar uma cadeia de idéias longa e puramente abstrata é muito limitada; além disso, eu nunca teria obtido sucesso na metafísica ou na matemática. Minha memória é ampla, mas vaga: é suficiente para me tornar cauteloso, dizendo-me vagamente que observei ou li alguma coisa que se opões à conclusão que tirei, ou que, por outro lado, é favorável a ela; em geral, depois de algum tempo, consigo lembrar onde procurar minha fonte. [página 122]


Sem comentários:

Enviar um comentário