domingo, 8 de abril de 2018

Postais de Amêndoa.

No cartaz da exposição “Postais de Mação” consigo vislumbrar os seguintes postais de Amêndoa [feliz acaso ditado pela ordem alfabética, suponho]:


Verso do postal AQUI.

Verso do postal AQUI.

Verso do postal AQUI.

Em todos eles aparece o cruzeiro, erigido em 1940, e no caso dos dois últimos ainda eram vendidos nos anos 80, edição da Foto Rodrigues de Proença-a-Nova. O passo seguinte será averiguar se a empresa ainda existe e se teriam outros postais sobre Amêndoa [estes são os números 5. e 4. da coleção BEIRA BAIXA - Portugal / Amêndoa]. O primeiro postal é uma edição da Foto-Camara, designação vaga que dificulta a pesquisa, até ao momento inconclusiva. 

Tenho mais um postal, mas como não visitei a exposição, nem pude falar com o autor da recolha, o historiador José Raimundo Noras, fico sem saber se também estaria exposto ou se existiriam outros exemplares.


Verso do postal AQUI.

Este postal foi cortado nas laterais para poder caber numa carteira. Foi enviado pelo meu avô para os filhos em Lisboa, no aniversário do meu pai [21 anos, o início da maioridade naquele tempo]. O postal é datado, mas não se consegue distinguir bem o mês e o ano, embora cruzando datas, e sabendo que o ano de 1959 não foi bissexto, será 28 de fevereiro de 1959. É impresso em papel Gevaert [em 1964 ocorreu a fusão desta empresa com a Kodak].

Tenho conhecimento de outro postal, de menor interesse, por ser apenas do cruzeiro da Amêndoa, mas que é também uma edição da Foto-Camara, e que se encontra para venda AQUI.

Verso do postal AQUI.

Uma vista da Amêndoa antes da construção do cruzeiro. Não é um postal, mas uma fotografia que aparece na página 19 da Monografia de Cardigos do padre Henrique da Silva Louro, edição do ano de 1939 [o cruzeiro é de 1940].





A Páscoa já passou, e curiosamente hoje é a Páscoa Ortodoxa, ficam pois estas amêndoas postais, a celebração da passagem da vida que se renova.

1 comentário:

  1. ENCRUSTADA AO PÉ DA SERRA,
    COM UMA VISTA MAGISTRAL,
    ESTÁ AMÊNDOA, ABENÇOADA TERRA,
    DA PATRIA QUERIDA - PORTUGAL

    UMA CRUZ, BELA, SE VÊ NO ALTO,
    DOMINANDO A NOBRE ALDEIA,
    É JESUS ABENÇOANDO E, EM ATO
    PRONTO, SOLTA LUZES A MANCHEIAS.

    ALÍ, ENTRE FLORES, AOS PÉS DA CRUZ
    QUE DOMINA AMÊNDOA, ENCERRA
    OS ANCESTRAIS MANSO E SILVA, TERRA
    ABENÇOADA, PELO DIVINO MESTRE - JESUS.

    ResponderEliminar