domingo, 8 de maio de 2016

Extraterrestres...

Where are they?... comentário que terá surgindo da boca de Fermi, quando conversava com mais três companheiros, sobre o seguinte cartoon, discutindo a falta de provas sobre a existência de discos voadores. A conversa derivou depois para a viabilidade de viagens interestelares. A estória é contada AQUI.


Cartoon na edição de 20 de maio de 1950 da revista The New Yorker.

Terá sido o início do Paradoxo de Fermi, não que tenha sido formulado nesse momento, ou que Fermi o tenha enunciado, incongruências da natureza humana. Certamente existirão no Universo outras civilizaçãoes, mas até ao momento não houve nenhum contacto, a mais leve suspeita da sua existência, eis o paradoxo. O grande silentium universi...

Existem várias abordagens a este paradoxo, desde a sua tradução matemática na Equação de Drake, explicada AQUI por Carl Sagan, as 50 hipóteses de solução compiladas por Stephen Webb, ou a explicação do Calvin...


Cartoon do livro Monstros de Outro Planeta! de Bill Watterson, página 3.

... que nos remete para outro problema: o que estamos a fazer com o nosso suporte vital. O Universo é desmesurado, a Terra insignificante, mas dela dependemos totalmente, é a certeza da evidência que temos, e que esquecemos.

O nosso PPA (Pálido Ponto Azul)...


A Terra é um minúsculo ponto, distante 6.4 bilhões de quilômetros, no meio de um raio solar, circulado em azul. Foto e comentário AQUI.

----------------------------------
P.S.
  • ETs não existem! - Stephen Hawking


  • Um produto turístico inovador, a primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo. Dark Sky Alqueva, o Alentejo debaixo de um céu quase sempre estrelado.
  • A minha curiosidade começou AQUI (excerto da entrevista com o astrofísico David Sobral, no programa Quinta Essência emitido na ANTENA 2 a 4 de outubro de 2015.

1 comentário: