domingo, 10 de maio de 2015

Haiku na Ribafria.

Haiku... forma de poetar japonesa, aqui explicada pelo poeta e médico Jorge de Sousa Braga, na introdução ao livro "O Gosto Solitário do Orvalho seguido de O Caminho Estreito", que reune no mesmo volume, edição de 2003 da Assírio & Alvim, poemas organizados por estação e o diário de viagem, ambos de Matsuo Bashô.




Cada um de nós tem os seus pontos de interesse, mas o importante é estar atento, cultivar os sentidos na curiosidade, dar atenção aos pormenores, e no meu caso junto-lhe ainda o gosto pela simplicidade, é ela que me preenche.

Vem isto a propósito de uma tarde bem passada no Jardim da Quinta de Ribafria, local aprazível, com belos e tranquilos recantos, desfrutando a natureza à sombra do tempo ameno e lento...




... caminhando, conversando, fotografando, lendo (haikus) e escutando, nós e a natureza, a Banda Sinfónica do Exército, foi assim no passado dia 1 de maio.



Fica pois a minha sugestão para dias de primavera: passear no Jardim da Quinta da Ribafria, desfrutar o espaço, sozinho ou acompanhado, estar atento, há de tudo um pouco, até estórias de tesouros e estas luminárias suportadas por figuras de dragão (ideia do arquiteto Vasco Regaleira?)... um "must"...



... e podem experimentar ler haikus, estes são sobre a primavera, basta imprimir esta folha e partir à descoberta do espaço-tempo ameno e lento... 31 de maio e 7 de junho vamos ter novamente bandas na Ribafria, consultar AQUI.




----------------------------------
P.S. POESIA ILIMITADA;
     Quinta dos Ribafrias;
     Os de Ribafria - Alcaides-Mores da Vila de Sintra;
     A Alagamares e a Quinta da Ribafria;
     Cronologia Sintrense de 1901 a 2000;
     Francisco Caldeira Cabral, projetos década de 1950;
     Vasco de Morais Palmeiro Regaleira.
     

1 comentário:

  1. Olá Carlos!

    Obrigado pela referência! Graças a este post fui lá com os miúdos e foi bem divertido. O espaço é grande e não deu para passear por todo o lado, hei-de-lá voltar!

    Abraço!

    ResponderEliminar