terça-feira, 26 de maio de 2015

Cólofon (colofão).

Não dá direito a troca, começa no teu ano (foi ano olímpico), segue para a "fotografia memorável?", e a 1.ª edição portuguesa é de abril deste ano (está no cólofon), tudo junto não era para ser o teu presente, mas foi o que te calhou em rifa. O resto saberás no dia 26 quando visitares o meu blogue :)

Mais uma, mais um... 47 voltas, 47.º prego :)

Dos primos Carlos, Roberta e Gustavo

----------------------------------

Assim está escrito na dedicatória da tua 47.ª volta ao Sol, inserta no livro, mas inicialmente tinha pensado no bilhete para visitares a exposição "Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX", só que no domingo de tarde "tropecei" neste livro, que começa logo pelo ano do teu nascimento, e lembrei-me de ti. Folheei, li, para a frente e para trás, e gostei tanto que resolvi oferecer-te (espero não ter sido só o meu deslumbramento).

Mas o que tem isto a ver com o cólofon?... é que no domingo de manhã, quando estava a preparar material para a mensagem a colocar no blogue, fiquei curioso com o que aparece escrito na última folha do livro que estava a digitalizar


(olho sempre a última folha, normalmente existe uma data, um local, onde foi impresso, algo que me ajuda a "situar" o livro), mas não sabia o nome técnico que se dá a essa folha. Fiz a pesquisa e rapidamente encontrei duas páginas (AQUI e AQUI) que me esclareceram, e que me levaram à descoberta do poema Cólofon de Vitorino Nemésio (página 103).

O nome técnico é colofão, também se pode usar cólofon (antiga cidade grega), e atualmente é substituído pela ficha técnica, esta é a do teu livro.


Bem, tudo isto aconteceu no domingo, e por isso ficou junto, e ainda "ganhei" um poema, e a propósito, o teu livro tem badanas (e não é bacalhau :)

1 comentário: