domingo, 16 de setembro de 2018

Começar a VER.

A irmã mais nova que pintava a óleo, no meio de aguarelistas, e pouco mais, talvez o nariz arrebitado, ainda continuo na dúvida, denunciando uma menina rabina. Assim me apresentei na inauguração da exposição que lhe é dedicada, com ignorância e preconceito [normalmente andam juntas, e são comuns].

Fui logo presenteado, tal como outros visitantes, com uma letra do meu nome [já não havia cês]. São pequenos requintes de sensibilidade, a que se arriscam todos aqueles que visitam as exposições comissariadas pela Professora Sandra Leandro.




Noventa e cinco anos de vida [1901-1996],  no entanto a maioria das obras expostas é dos anos 20 e 30. Curiosamente, por não serem pinturas ou ilustrações, as obras mais recentes são arranjos emoldurados que datam dos anos 70 e 80: natureza-seca, natureza-morta, conchas e folhas, conchas com laço rosa, e a deslumbrante composição em vidro oval. Fiquei intrigado. Mais tarde, passarinhando pelo jardim, também faz parte do meu hábito de visita, tive a resposta nas páginas 21 e 49 do catálogo.



É de sua autoria a ilustração do cartaz «O trabalho dá alegria», que assinou,




talvez influenciada pelo que via nos trabalhos da sua irmã Raquel, mas é uma exceção, assim com este grafismo mais elaborado. Tinha dezasseis anos.




Por causa deste cartaz fui pousar os meus olhos na página 11 do catálogo, e encontrei o que não estava à espera, mas que procuro [pelo menos entender... é um retrocesso]: o frutificar da fé [ler páginas 9 a 11].

Labiríntica ontem, porque insistia na separação temporal contraposta, e não num fluxo temporal, em que apenas se fixa o referencial de partida, achei deliciosa a cartolina «O tempo das crianças: 24 horas na vida dos filhos», que hoje entendi.




O espaço da exposição, no piso inferior, tem uma "porta dos fundos", que felizmente estava aberta, pois dá para esta maravilha:





Talvez uma Plumbago auriculata “Alba”, que me faz recordar o comentário que ouvi sobre a sua maneira de ser, e que me leva a uma imagem de virtude. Começo a abrir os olhos para a obra da Màmía, mas vou precisar de ajuda. A exposição é o local certo.

----------------------------------
P.S. Jorge, hoje ficas estanhado, muitos parabéns, bem vindo a uma nova década :)
Fica também o convite para visitares a exposição, e ou participar em alguma atividade.

Há mais interessados?






A ilustração é da Màmía, e o texto também não poderia ser?







Sem comentários:

Enviar um comentário