domingo, 19 de junho de 2016

Ao relento.



A propósito da Insíginia de Campo de mais de 25 «noites de campo» (Por «noite de campo» entende-se um período de 24 horas passado ao ar livre, utilizando tenda, abrigo natural ou construido pelo próprio, e confirmado em Ordem de Serviço de Agrupamento. AQUI), lembrei-me desta estória sobre a construção da Casa da Quinta da Comenda, que fica na orla ribeirinha da Arrábida, a caminho de Setúbal, e que passo a citar (podem ler AQUI na página 77, penúltimo parágrafo):
Conta-se que o Conde Armand pedira a Raul Lino para desenhar a casa, convite acompanhado de uma sugestão singular: que antes de começar a projectar a construção, o arquitecto dormisse no sítio uma noite ao luar. O repto foi aceite e o resultado foi o palacete da Comenda.
Nada de extraodinário para quem leu na juventude «Walden ou a Vida dos Bosques» de Henry David Thoreau (ver página 95, AQUI). Lembrou-me também o estar ao relento, deitado nas lajes da varanda da casa do avô Américo, de frente para a Serra da Amêndoa, olhando o céu estrelado em plena noite quente de agosto, ao som dos grilos.

Acontece que, na semana que passou, a Casa da Quinta da Comenda veio novamente ter comigo, através da seguinte notícia.



No site da imobiliária descobri que a casa acolheu a viúva e filhos do Presidente Kennedy, depois do assassinato. No entanto não consegui confirmar esta informação, e a dúvida adensa-se quando leio o seguinte, AQUI:
Foi uma mulher frágil e de luto que chegou ao Palácio da Comenda, na Serra da Arrábida, em Setúbal, logo após o assassinato do marido, em 1963. Jacqueline Kennedy veio para Portugal com os dois filhos pequenos, Caroline e John, a convite dos condes D’Armand — ao que parece, os franceses eram muito amigos dos Kennedy. E é isto: estas duas frases que acabámos de escrever resumem tudo o que se sabe sobre a alegada estadia de Jackie em Setúbal — o que leva alguns especialistas a acreditarem que a história até possa nem ser bem assim. Não há mais certezas.
Sobre a casa, e o arquiteto que a projetou, podem ler os seguintes artigos: "A casa do sr. Conde Armand" e "A obra de um reformador: o architecto Raul Lino".


A casa nova. Foto da revista «A Architectura Portugueza» de junho de 1908.

A casa velha. Foto da página da imobiliária, consultada a 19 de junho de 2016.

É um pouco da nossa conversa que está aqui, José Carlos :)

----------------------------------
Post scriptum:
Este ano o Solstício de Verão ocorre no dia 20 de Junho às 23h34min. Este instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte, Estação mais quente do ano. Esta estação prolonga-se por 93,66 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 22 de Setembro de 2016 às 15h21min. AQUI.

O relógio de sol partido marca
Do mesmo modo que o inteiro o lapso
        Da mesma hora perdida…
O mesmo gozo com que esqueço, ou o creio,
A vida, finda, me a mim mesmo mostra
        Mais fatal e mortal,
Para onde quer que siga a certa noite
        Quer ou não a vejamos.
AQUI.


Relógios de Sol, Matemática e Astronomia 


Sending a sundial to Mars - Bill Nye

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. https://www.facebook.com/Paulo.Duarte.Photography/photos/a.460334950694359.103147.447690681958786/1128149017246279/?type=3&theater

    ResponderEliminar
  3. Não conheço o Palácio da Comenda, mas gostaria de conhecê-lo. Interessante como ele foi concretizado. 50 milhões de Euro é um sonho irrealizável. Quem sabe na próxima encarnação, com sorte eu venha a adquiri-lo.

    Enquanto você aí passaram pelo solstício de verão, nós aqui passamos pelo de inverno, que não é la muito frio. A mínima, pela madrugada gira em torno de 18 graus. No dia mais frio que registrei foi de 16 graus. Agora no sul, meu querido, está pior que portugal. A partir do Paraná até o Rio Grande do Sul, está chegando abaixo de zero. A sensação térmica, ao relento, chega a menos 20 graus. Uma loucura.
    Veja como o Brasil é diverso. Aqui no Nordeste quase não sentimos o inverno e no sul, pior que Portugal no inverno.

    ResponderEliminar