domingo, 13 de julho de 2014

O castanheiro que dá laranjas...

O anúncio está a passar na TV, o majestoso castanheiro chamou logo a minha atenção, e é o que interessa para aqui. Pormenores da campanha, e ponto de partida da pesquisa, AQUI.

Árvore de Interesse Público, têm AQUI a sua ficha (Castanheiro de Guilhafonso).

As vozes femininas também encantam, e como cantam :) (Coro Scala & Kolacny Brothers - Perfect Day de Lou Reed).


Nos meus alfarrábios ainda encontrei:



E o incontornável Prof. J. Vieira Natividade, o homem dos sobreiros, figura admirável e multifacetada, desconhecida dos portugueses, no país que tem o sobreiro como árvore nacional. Ler terceiro parágrafo da página 10, em que discorre sobre a paisagem florestal portuguesa.




A nossa relação com a floresta ao longo dos tempos num resumo interessante, AQUI (De facto, como povo, se possuímos alguma vocação em matéria florestal é para desarborizar, não para arborizar. Pedro Almeida Vieira).

Nem a propósito o seguinte artigo,


e a Portaria n.º 124/2014. D.R. n.º 119, Série I de 2014-06-24 que estabelece os critérios de classificação e desclassificação de Arvoredo de Interesse Público (AIP)...

É muito gratificante descobrir e usufruir do nosso património florestal, experimente :)

Nós estivemos aqui :)

Carvalho de Calvos

Preste atenção por onde anda, pois há sempre uma árvore amiga e interessante por perto. Só de memória, balizando o meu espaço e tempo, recordo os lódãos, tílias, jacarandás, palmeiras, plátanos, pinheiros, oliveiras e zambujeiros, sobreiros, macieiras (reineta saloia) e nogueiras que diariamente me fazem companhia, e faço questão de as olhar, em forma de cumprimento e deslumbramento (é mesmo assim cada dia que passa). Despidas e reticuladas ramagens no inverno, folhas tenras de verde no vício da primavera, borbulhar de vida semanal, orgia de cores, cheiros e sabores nos frutos do verão, a frescura de uma sombra, a melancolia da metamorfose outonal que dói. Este é o meu almanaque.

E tudo isto começou com um anúncio publicitário da MSTF Partners (MSTF quer dizer... descubra :)

----------------------------------
P.S. Dias com árvores, um blogue a não perder, Vinte e cinco árvores de Lisboa e Árvores do Concelho de Cascais.

1 comentário:

  1. Realmente colocar uma árvore a simbolizar um Banco como "porto" de abrigo, só mesmo neste País, e uma musica de perfect day dedicada a um banco é actualmente surreal... ainda por cima tratando-se do BPI - (Banco Para Idiotas) não fosse ele gerido (por um anormal - que diz que o povo aguenta mais cortes) gostaria que no anúncio... a árvore tivesse carregada de bicho e caísse em cima do Ulrich, Ricciardi, Salgados, Oliveira e Costa, Jardim Gonçalves, etc, etc... estes anormais não conseguem gerir a mercearia deles quanto mais opinarem sobre o País e o Povo que se fartaram de roubar... SALVEM AS ÁRVORES DESTA PRAGA BANCÁRIA...

    ResponderEliminar