Numa conta de Twitter descubro a casa do fotógrafo e investigador de arquitectura Lev Shevchenko: as janelas estão também protegidas por livros. Por ironia, descubro que é admirador de Alexander Glazunov, um compositor russo pós-romântico (foi professor de Shostakovich) que deixou a URSS em 1928 - porque é sobre ele o único livro cuja lombada está voltada para a rua. [Francisco José Viegas, AQUI]
Queria ver a janela...
e encontrar o livro:
Alexander Glazunov
mas a lombada não acomoda o nome Alexander: abreviado?
Pelas dimensões será um catálogo, mas estamos a falar de um compositor: talvez uma caixa com discos de vinil, partituras? Não bate certo. Lembrei-me de que o dono da janela, Lev Shevchenko, é arquiteto.
Googlando glazunov + architect + wiki encontrei: Ilya Glazunov, estava descoberto [porventura este catálogo, mas em inglês].
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Two Princes, 2003. A piece of the cycle "The Kulikovo Field". Oil on canvas. 198x397 [AQUI]
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Tivemos em Portugal uma exposição sobre a sua obra:
O artista russo Ilya Glazunov (1930-2017) inaugurou na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian um conjunto significativo de 189 pinturas, desenhos e ilustrações. Foi em 1984, de 27 de novembro a 16 de dezembro. Pormenores da exposição AQUI.
À data da exposição, o artista encontrava-se a pintar os retratos de Azeredo Perdigão e Maria Madalena Perdigão [AQUI].
Procurei os retratos e continuo sem os encontrar. Talvez nas reservas do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian.
Faleceu em 2017, o pintor extasiado pelo passado da Rússia [AQUI], o artista 'mais popular' da Rússia, um nacionalista pseudo-dissidente de extrema-direita [AQUI], certamente pintor de mitos, o nada que é tudo, mas que vale apreciar.
Voltando ao dono da janela, Lev Shevchenko, esteve envolvido numa polémica que revolve a sociedade ucraniana: o que fazer ao legado arquitetónico da era soviética [AQUI].
Finalmente, a barricada de livros, certamente oferece alguma proteção, a maioria calhamaços empilhados com as seixas perpendiculares [cabeça e pé] à lombada para fora, provavelmente procurando maximizar a espessura de proteção oferecida e a estabilidade: coifas com seixas, lombadas ocultas, o que se vê por fora é igual ao que se vê por dentro: a cor do papel. Mas também há lombadas para dentro [coifas paralelas, a frente à janela], e muito raras para fora, a do Glazunov destaca-se pela dimensão: distração na sua colocação?
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