PROCURO
Conselheiro Segurado
Conselheiro Segurado
Nome completo, data e local de nascimento e morte, o que fez de relevante na vida e qual a sua ligação a Sintra, para além de ter nome de rua na vila, que fica AQUI. Juntar todas as fontes consultadas, bem como imagens do Conselheiro, ou com ele relacionadas (se existirem).
DOU RECOMPENSA
Almoço para uma pessoa, em restaurante a escolher, de comum acordo, no concelho de Sintra, com o autor deste blogue. As respostas devem ser enviadas por e-mail para melancoliacomum@gmail.com, até 30 de setembro de 2015. Ganha o prémio quem primeiro enviar a resposta correta, que será publicada neste blogue, no seguimento desta mensagem.
Por esta rua tenho passado, e continuo a passar, várias vezes por semana, ao longo dos anos, descendo (só tem um sentido de trânsito), pois raramente faço o percurso a pé, mas só há cerca de dois anos olhei para o nome da rua, e fiquei curioso em saber quem seria o Conselheiro Segurado. Fácil pensei, quando chegar a casa o Google terá a resposta, mas tal não aconteceu. O nome da rua aparece facilmente, em várias entradas, mas nada que me possa levar a descobrir quem foi o Conselheiro Segurado. Tentei várias combinações de palavras, com ou sem aspas, com sinal de mais entre palavras, juntar palavras relacionadas, por exemplo, monarquia, séc. XIX, Eça de Queirós, D. Carlos, e finalmente outros motores de busca, mas não consegui nada de relevante. Também pesquisei na minha biblioteca e na Hemeroteca Digital, e nada, continuo sem saber quem foi o Conselheiro Segurado. Eis a razão de ser deste PROCURO.
É uma rua curta e ingreme, que começa na Praça da República, perto do Hotel Tivoli, no local existiu o Hotel Nunes, que foi demolido para a construção deste. Ainda me recordo da sua construção, e o estilo kitsch, tipo pato-bravo, que perdura, e as eternas ruínas do Hotel Netto, que marcam o início desta rua. Movimentada, turistas e gente jovem, pois no seguimento desta, a Rua Soto Maior (Sotto Mayor), podemos encontrar um estabelecimento de hospedagem, a Casa de São Miguel Guest House, um hostel, o Nice Way Sintra Palace, e uma unidade de turismo de habitação, a Casa Miradouro, bem como uma escola (fechada?), uma casa em ruínas (mais uma), que também foi uma antiga escola, e um chafariz.
Mas a Conselheiro Segurado tem os seus encantos, como esta vista, no final, descendo e olhando para a esquerda...
A Quinta da Regaleira como centro, uns passos em frente e temos a Quinta do Relógio, uns passos subindo a Villa Roma. Tudo pertinho, mais do que na foto transparece. |
que está lá, mas sempre diferente consoante a hora ou a estação do ano, e o passar das gentes, mais efémero e diverso, que suscitou breves e desajeitadas palavras...
VESTIDINHO DE VERÃO
Em corpo feito, delicado,
cintado.
Às bolinhas ou com florzinhas,
arejado.
Fundo claro ou escuro,
na tez combinado ou contrastado.
Lindo, linda, lindas.
Se o perfume passa perto,
é momento de sublimação,
senão, fica só na imaginação.
16/9/2014 Pela manhã, descendo-subindo a Conselheiro Segurado.
E assim se faz a minha Conselheiro Segurado, estreita e sombria, entre o kitsch à esquerda e a ruína à direita, difícil, mas também alegre e jovial, com rasgos de luz e horizonte, e onde a beleza acontece, improvável, mas acontece.
----------------------------------
P.S. Ontem, "À noite em Sintra", tive, tivemos, a vossa companhia MCBG (junção das primeiras letras dos vossos nomes), um pedaço de dia/vida bem passado. É o que fica e o que importa.
A cruz perdida na multidão. |
A cruz sozinha na multidão. |
A sombra, cavaleiro na imaginação. |
Quem conhece gosta mais, e com outro sabor, para vós MCBG :)
- Convento de São Jerónimo / Palácio Nacional da Pena;
- Palácio Nacional da Pena (Wikipédia);
- Nicolau de Chanterene;
- Wilhelm Ludwig von Eschwege (1777-1855), um percurso cultural e artístico entre a Alemanha, o Brasil e Portugal;
- Palácio da Pena, a Arquitectura; José Martins Carneiro, os Depoimentos - Parte I;
- Caracterização arquitectónica Palacio da Pena;
- Palácio da Pena;
- O relógio da Torre do Palácio da Pena;
- Os vitrais do Palácio da Pena e a colecçao de D. Fernando II: contributos para o seu estudo;
- O Vitral da Capela de Nossa Senhora da Pena;
- Pórtico do Tritão;
- Freguesia de São Martinho - História e Tradição (João Rodil). I, II, III, IV e V;
- Julho nos parques e monumentos de Sintra;
- Revista Tritão - Câmara Municipal de Sintra;
- Percursos pedestres no Parque Natural Sintra Cascais.
Sem comentários:
Enviar um comentário