Verso do postal AQUI. |
Verso do postal AQUI. |
Verso do postal AQUI. |
Em todos eles aparece o cruzeiro, erigido em 1940, e no caso dos dois últimos ainda eram vendidos nos anos 80, edição da Foto Rodrigues de Proença-a-Nova. O passo seguinte será averiguar se a empresa ainda existe e se teriam outros postais sobre Amêndoa [estes são os números 5. e 4. da coleção BEIRA BAIXA - Portugal / Amêndoa]. O primeiro postal é uma edição da Foto-Camara, designação vaga que dificulta a pesquisa, até ao momento inconclusiva.
Tenho mais um postal, mas como não visitei a exposição, nem pude falar com o autor da recolha, o historiador José Raimundo Noras, fico sem saber se também estaria exposto ou se existiriam outros exemplares.
Verso do postal AQUI. |
Este postal foi cortado nas laterais para poder caber numa carteira. Foi enviado pelo meu avô para os filhos em Lisboa, no aniversário do meu pai [21 anos, o início da maioridade naquele tempo]. O postal é datado, mas não se consegue distinguir bem o mês e o ano, embora cruzando datas, e sabendo que o ano de 1959 não foi bissexto, será 28 de fevereiro de 1959. É impresso em papel Gevaert [em 1964 ocorreu a fusão desta empresa com a Kodak].
Tenho conhecimento de outro postal, de menor interesse, por ser apenas do cruzeiro da Amêndoa, mas que é também uma edição da Foto-Camara, e que se encontra para venda AQUI.
Verso do postal AQUI. |
Uma vista da Amêndoa antes da construção do cruzeiro. Não é um postal, mas uma fotografia que aparece na página 19 da Monografia de Cardigos do padre Henrique da Silva Louro, edição do ano de 1939 [o cruzeiro é de 1940].
A Páscoa já passou, e curiosamente hoje é a Páscoa Ortodoxa, ficam pois estas amêndoas postais, a celebração da passagem da vida que se renova.
ENCRUSTADA AO PÉ DA SERRA,
ResponderEliminarCOM UMA VISTA MAGISTRAL,
ESTÁ AMÊNDOA, ABENÇOADA TERRA,
DA PATRIA QUERIDA - PORTUGAL
UMA CRUZ, BELA, SE VÊ NO ALTO,
DOMINANDO A NOBRE ALDEIA,
É JESUS ABENÇOANDO E, EM ATO
PRONTO, SOLTA LUZES A MANCHEIAS.
ALÍ, ENTRE FLORES, AOS PÉS DA CRUZ
QUE DOMINA AMÊNDOA, ENCERRA
OS ANCESTRAIS MANSO E SILVA, TERRA
ABENÇOADA, PELO DIVINO MESTRE - JESUS.