domingo, 14 de junho de 2015

Um homem claro.

António Manuel Baptista.

Recordo de o ver na televisão nos anos 70, ainda hoje tenho na memória uma experiência por ele efetuada, e o gosto pela ciência que ele plantou em mim. Quando era menino queria ser cientista, dizia desassombradamente e com um certo orgulho, mas acabei por não o ser.

Continuo sem saber qual o nome do seu programa, já tentei e pesquisei no site da RTP, na web, mas nada, o melhor que consegui foi este programa que podem visualizar AQUI. Alguém se recorda do nome do programa?

Só mais tarde aparceria o Carl Sagan e a série Cosmos, mas António Manuel Baptista é primordial na minha existência, em cima da Terra e debaixo do Céu, e só os gatos andam no telhado. A entrevista que se segue foi publicada no N.º 88 da revista Ler (fevereiro 2010), é uma forma de estar um pouco com o António Manuel Baptista, de o dar a conhecer. Se for mais cómodo para vós podem transferir e imprimir as imagem, pois as digitalizações foram feitas no tamanho original.







Soube da sua morte pelo Francisco José Viegas, no seu Blog no Correio da Manhã.



Comprei, li e releio os seu livros, sempre deleitosos e oportunos, encontram-se disponíveis para venda AQUI.

----------------------------------
P.S.

3 comentários:

  1. Obrigado por brindar com a vida de ilustres portugueses.
    Sempre amei Portugal, mas você tem me ensinado a amar seus ilustres homens.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Viva, amigo Carlos! Obrigado por esta partilha e já foi há uns bons anos, 2015. Curiosamente foi o "Cientificamente", o nome do tal programa do AMB, nos Arquivos da RTP que me trouxe até aqui. Mas decerto que por esta altura já deve saber. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Pedro, fique sabendo que continuava sem saber o nome do programa, até hoje: Cientificamente... mas que bela surpresa ao final do dia. Obrigado José Pedro, e que saudades do nosso AMB, um Homem Claro!

      Eliminar