domingo, 24 de maio de 2015

Magoito anos 50.

O ponto de partida é a menina da foto, que se reconhece nela, bem como o local.


Foto do livro "Sintra... e suas gentes", página 195 (fotografia de Francisco Costa).

Teria 5 a 6 anos, pois tinha o cabelo curto, e quando entrou para a escola aos 7 anos recorda-se de que já estava comprido. Assim a data provável desta foto é 1953 ou 1954, na altura da vindima.



A menina (P3) é a Maria Elisabete, o homem que carrega os cestos (P2) é o João Vicente (falecido), o menino ao seu lado (P1) o José Carolino, ou o seu irmão António (falecido), o próprio José Carolino com quem falei não tem a certeza, também fiquei a saber que Carolino é uma alcunha que vem do nome de sua avó, uma curiosa coincidência pois a família do meu pai também são conhecidos por Carolinos, só que do concelho de Mação. A pessoa P4 continua por identificar (se tem alguma pista contacte o autor deste blogue).

O local é perto do Largo do Comércio, Magoito, onde hoje fica o Restaurante Almofariz (C1), mas que na altura era uma casa onde se guardavam as uvas (casta Ramisco), que posteriormente eram recolhidas pela Adega Regional de Colares para o fabrico do vinho de Colares. A casa ao longe (C2) também existe, é a Vivenda Fidalga.

----------------------------------
P.S. Descobrir Magoito (outrora Magoute e Magoite) e arredores:

Classe alta, média e baixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário