Qual o nome?
O nome científico, na sua universalidade e exatidão, reduz drasticamente a indefinição, sem deixar de ter em atenção, na sua génese, alguma peculiaridade grafada no latim, e a glória de quem a descobriu, arrumando-o num cantinho.
Mas também existe o nome comum, de compleição utilitária, da semelhança ingénua, do díspar contorno cultural, e uso prático.
Há que chegar a um nome, é importante ter um nome, pois concretiza e memoriza.
Se apenas tenho uma fotografia, e não suspeito sequer do nome, começo por pesquisar na primeira página, categoria Useful plants ou Europa Ocidental; são as mais utilizadas para plantas silvestres, mas nos jardins abunda a pluralidade continental.
Procurar nos resultados apresentados, nomeados, a maior semelhança possível com a nossa imagem de partida, e assim se encontra "a ponta". O aspecto singular da espécie, total ou parcial, facilita o trabalho, mas não é a situação mais vulgar, e os pormenores tendem a gerar uma grande dispersão de resultados, principalmente com folhas e troncos. Por exemplo, uma fotografia tirada na época de floração ajuda muito, porque é um fator de individualização.
Se tiver uma hipótese de nome, ou descrição de pormenores morfológicos ou ambientais, deverei começar pela segunda página, que tem a vantagem acrescida de se referir ao nosso território.
Podemos cruzar as informações entre as duas bases de dados, por forma a aferir resultados, ou a encontrar resultados não acessíveis na sua consulta isolada. Encontrado um nome ou nomes candidatos, também podemos usar o Google para despistagem, mas cuidado no banalizado uso descuidado.
Passemos a um exemplo:
|
Espécie fotografada por mim na Serra da Arrábida a 20 de maio de 2018. Esta também é informação relevante para ajudar na identificação e validação. Uma fotografia mais "limpa" também facilita, por EXEMPLO. Tem o meu dedo [literalmente, mas também no trocadilho]. |
----------------------------------
Post scriptum [contextu varium]
- Hoje, 3 de junho de 2018, o vizinho António deixou de poder manter a grafia do seu nome, caso esta altere no futuro. Morreu e foi a enterrar neste dia;
-
-
-