Escreveu Mário Dionísio no seu estudo sobre Van Gogh, primeiro parágrafo da página 6; e foi assim que encontrei um trocadilho: um livro livra, a propósito de livraria. O livro acompanhou-me porque é fácil de ler... letra grande e assunto de remoer [contradição?].
As portas apareceram sem as procurar, mas a que procuro não se abre...
Portas da Basílica da Santíssima Trindade em Fátima. |
Um acidente com o tempo, uma forma de luz que se encontra. Não resolve nada, mas no vaivém...
Primeiro dos catorze painéis da via sacra da Basílica de Fátima realizados por Lino António [JESUS É CONDENADO À MORTE]. |
para além da geometria, ouço a explicação do suportai... ajudai-vos uns aos outros, a construção do sentido de comunidade... não te resignes num grito lancinante de silêncio/afasia [acrescento eu].
Minha trindade. |
"Ver implica a descodificação dessa ínfima parte do espectro luminoso que atinge a retina e numa fracção de segundo invade a nossa consciência, dando-nos a conhecer a «realidade visual» - «aquilo que se vê e se faz ver» - que, de certa forma, nos é familiar."
Escreveu Ana Mantero no artigo "Roque Gameiro, o desejo de pintar o «visível», segundo parágrafo da página 30 do catálogo da exposição «ROQUE GAMEIRO, O Mar, A Serra, A Cidade».
"Na velha dicotomia entre natureza e ambiente (em inglês, "nature vs nurture"), o ambiente tem um papel muito importante quando se trata de correlações que se estendem ao longo de várias gerações."
Escreveu Luís Cabral sobre "O Bisavô Alfredo", quarto parágrafo da página 36 do citado catálogo anterior, mais as palavras que desgarrei do parágrafo seguinte: bondade, capacidade de observação, noção de escala, distinção entre o acessório e o essencial, o belo como valor natural e transcendental, os gostos que não se discutem... mas educam-se, o bem que se herda e se semeia.
E qual o alcance prático de tudo isto? Desconjuntado, quebrado o embalo do início do dia, a ruminar o dia anterior, e na ânsia de acabar antes do fim do ano, sem entretanto ter pensado mais, fica assim mesmo, o que estou a passar em Fátima. E continua.
P.S. As fontes e o objeto [partido: fácil de arranjar, e um significado onde o não há: porque partiu o que segura o tempo?] do acaso:
Uma charada...